Informações retiradas de: http://deg.unb.br/deg-enade

 

ENADE 2018

 

A Universidade de Brasília terá 18 cursos avaliados no Enade 2018. O Exame avaliará o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma nas áreas definidas pela Portaria MEC nº 501, de 25 de maio de 2018, que estabelece o regulamento do Enade 2018. São considerados concluintes regulares aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31/08/2018, conforme Edital nº 40, de 19 de junho de 2018, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame.

O Enade tem como objetivo geral: avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Sua integralização é um dos critérios necessários para a colação de grau e a expedição de seus diplomas. Informe-se na secretaria da coordenação do seu curso sobre a lista dos estudantes inscritos.

O estudante concluinte inscrito deverá acessar o Sistema Enade (enade.inep.gov.br); realizar seu cadastro; e solicitar, se necessário: (1) atendimento por nome social e (2) atendimento ESPECIALIZADO e/ou  ESPECÍFICO para a realização da prova, detalhando o tipo de auxílio ou o recurso de que irá necessitar, de acordo com as opções apresentadas no Edital do Enade.

Após a realização do cadastro, o estudante concluinte também terá acesso ao Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, que tem por objetivo: subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante; e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo, no que concerne a (1) organização didático-pedagógica, (2) infraestrutura  e instalações físicas e (3) oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

A prova será aplicada na data de 25 de novembro de 2018 e terá quatro horas de duração. O instrumento de avaliação é composto por 10 questões (2 discursivas e 8 de múltipla escolha) do Componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e por 30 questões (3 discursivas e 27 de múltipla escolha)  do Componente Específico. A prova segue as diretrizes definidas pelas Comissões Assessoras de Área e são elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada área, legislações associadas às diretrizes, legislações profissionais e Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

É importante salientar que configura irregularidade junto ao Enade o estudante concluinte inscrito que não realiza a prova e/ou não preenche o questionário. Na página do Enade no portal do Inep é possível acessar questionários e provas aplicados em anos anteriores, assim como relatórios referentes aos resultados do Enade apresentados por IES, curso e área avaliada.
Os resultados do Enade são utilizados para compor o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação e subsidia os atos de renovação de reconhecimento dos cursos.

Cronograma do estudante:

Cadastro: 14/08/2018 a 21/11/2018
Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico: 14/08/2018 a 03/09/2018
Solicitação de Atendimento por Nome Social: 04/09/2018 a 10/09/2018
Preenchimento do Questionário do Estudante: 03/09/2018 a 21/11/2018
Divulgação dos Locais de Prova: 09/11/2018
Realização da Prova: 25/11/2018